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Como escrever um livro

Neste artigo pretendo passar um pouco da minha experiência pessoal como autor
respondendo diversas perguntas sobre como selecionar uma editora, o título do livro, os
capítulos e a organização do material, etc.

Tornei-me autor por acaso quando comecei em 1999 a escrever pequenos artigos sobre
ASP. Em seguida, desenvolvi um website com conteúdo para programadores. Regularmente
escrevia e publicava novos artigos. Assim surgia um novo autor de livros de programação de
computadores.

Em 2001 publiquei o meu primeiro livro chamado XML para programadores ASP. Em 2010 foi
lançada a 2ª edição do meu terceiro livro e um 4º livro está a caminho.

Selecionando a editora

O primeiro passo para a publicação de um livro é a seleção da editora. Se você pretende
escrever um livro e não sabe quem pode publicá-lo. Encontre nomes de editoras em lojas
virtuais ou em livrarias físicas. Veja quais editoras publicam livros semelhantes ao que você
pretende publicar.

Ao concluir o livro entre em contato primeiro com as maiores editoras do País. Mas entre em
contato somente com uma editora de cada vez. Contate a editora A, espere a resposta. Se
não houver interesse na publicação do seu livro contate outra editora e espere novamente a
resposta antes de contatar uma terceira editora.

Não mande um e-mail frio, sem conteúdo do tipo: em anexo o meu livro sobre programação.

Crie um e-mail com uma proposta de negócio:

ü Elabore um e-mail com links para livros americanos semelhantes.
ü Se os livros listados estão entre os mais vendidos da amazon.com informe isso no e-

mail.
ü Envia também no mínimo três sugestões de título.
ü Informe o número de páginas do livro, o assunto, o público alvo, etc.
ü Se o livro trata de um assunto técnico fale o que é a tecnologia, quais os benefícios,
etc.

Não mande rascunhos, ou material incompleto. É bem provável que o material seja rejeitado.

É importante enviar o conteúdo com a formatação semelhante à usada pela editora
pretendida. Compre um livro da editora e adapte a formatação do seu conteúdo.

Se o seu livro for rejeitado não se desespere. Tente saber o motivo, mas não abandone o
projeto se você acredita nele. Releia o texto, altere algo, envie para outra editora.

O título do livro

O título é importantíssimo. Por quê? Porque um título que não deixa o leitor curioso em
relação ao conteúdo do livro pode significar vendas fracas.

Por exemplo, o título: “ASP.NET MVC” não diz nada sobre o livro. Mas “ASP.NET MVC 300
dicas” ou “ Como desenvolver um website com ASP.NET MVC “ atrai muito mais a atenção dos
interessados em aprender ASP.NET MVC.

Eu sempre começo meus livros pelo título. Após a definição do assunto defino o título. Assim
posso desenvolver o conteúdo com base no título. Por exemplo, o meu livro chamado “Como
programar com ASP.NET e C#” tem o conteúdo adaptado à proposta do título, ou seja,
realmente você aprende a programar com ASP.NET e C#. Todos os exemplos levam a isso.

Mas se o título fosse apenas ASP.NET 4.0. Eu ficaria com dúvida se deveria abordar conteúdo
das outras versões e também não poderia apresentar exemplos de C#. Ou seja, o título além
de não acrescentar nada ainda iria atrapalhar.

Os capítulos

Após a definição do assunto e do título podemos definir os capítulos do livro.

É bom você criar sua própria lista de capítulos e também pesquisar os capítulos de outros
livros já publicados. Assim você não se esquece de nenhum assunto importante.

Ordene os capítulos de forma coerente. Leve em consideração o conhecimento prévio do
leitor. Se você aborda banco de dados no capítulo 10, não crie exemplos que acessam banco
de dados nos capítulos anteriores.

É importante você dividir as informações de cada tópico em três tipos: informações essências,
importantes e acessórias.

Leve sempre em consideração o que o leitor precisa saber, o conhecimento prévio do leitor
sobre o assunto e a utilização do texto. Além disso, a linguagem e o vocabulário precisam ser
adequados ao leitor. Evite gírias e abreviações no texto.

Ao escrever não se preocupe com os erros de ortografia. Concentre-se no conteúdo. Os erros
serão corrigidos posteriormente.

Escreva num local e horário em que se sinta confortável. Por exemplo, eu escrevo de
madrugada e elaboro e testo os exemplos do livro à tarde.

Levo em média dois a três meses. A editora mais um mês para formatá-lo.

Para criar um livro de TI você não pode demorar um ano para escrevê-lo. O segredo é começar
já na versão beta do produto e depois atualizá-lo quando novas versões forem lançadas. Você
precisa adaptar os capítulos a nova realidade. Lançar um livro desatualizado não vale à pena.

Material na editora

A editora concordou em publicar seu livro, então leia e releia o texto. É fácil o texto ocultar
erros de concordância, ortografia, etc. Por exemplo, não confie em softwares corretores

ortográficos, pois facilmente ignoram palavras semelhantes. Você pode digitar barro em vez de
carro. Para o software corretor ortográfico o texto está correto.

Após enviar o texto para a editora o seu trabalho não terminou. Você receberá e-mails com
dúvidas, solicitações de correções, etc.

Aproveite esse tempo para reler o texto e testar os códigos do livro, se for um livro de
programação. Copie os códigos diretamente do material enviado e execute-os.

Imprima o livro em folha A4. Fica mais fácil ler e encontrar erros.

Divulgação

Ajude a editora na divulgação. Pode ser por intermédio do Twitter, blogs, palestras, anúncios,
escrevendo artigos, crie vídeos falando do livro, etc.

As editoras pagam comissão sobre as vendas. A comissão varia de editora para editora.
Geralmente, 10% sobre o valor de capa.

Conclusão

Escrever um livro é trabalhoso, mas muito gratificante, pois você tem a oportunidade de
ajudar milhares de pessoas a entender uma nova tecnologia, por exemplo.

Fico muito feliz e motivado quando um leitor me envia um e-mail dizendo como o meu livro
o ajudou a conseguir um emprego, ser promovido ou a desenvolver uma aplicação que ele
vendeu para uma grande empresa.
Autor deste artigo
Alfredo Lotar – @AlfredoLotar
Sou programador e autor técnico. Desenvolvo aplicações com ASP.NET, ASP.NET MVC, ASP.NET AJAX, JavaScript, Jquery, XML, XSLT, LINQ, ADO.NET Entity Framework, WCF, WPF, Silverlght, C#, Visual Basic, MySQL e SQL Server. Autor do livro Como Programar com ASP.NET e C# 2ª edição e de outros dois livros. Atualmente, passo a maior parte do tempo desenvolvendo aplicações, escrevendo livros ou artigos, testando códigos, finalizando a obra da minha casa nova e tomando chimarrão.

Categorias:Livro Tags:
  1. Ruth Resende
    14/01/2011 às 21:20

    Muito bom o post. Me voltou a vontade de escrever um livro sobre Biztalk.. Seria inedito em portugues. Mas qto tempo vc levou pra escrever o livro? E se demorar mais de ano, e sobre as novas versoes do produtos, novas ferramentas. Vc atualiza o livro? Ou só escreve o que se programou pra escrever qdo definiu os capitulos do livro?

  2. Marcela Mariotti Peres
    14/01/2011 às 21:23

    Muito bom o post. Eu que estou começando com blog, quem sabe já pego as dicas, e começo fazer acontecer! 🙂

  3. Alfredo Lotar
    16/01/2011 às 14:44

    Levo em média dois à três meses. A editora mais um mês para formatá-lo.

    Para criar um livro de TI você não pode demorar um ano para escrevê-lo. O segredo é começar já na versão beta do produto e depois atualizá-lo quando novas versões forem lançadas. Você precisa adaptar os capítulos a nova realidade. Lançar um livro desatualizado não vale a pena.

    • 24/01/2011 às 17:09

      Concordo Alfredo, inclusive tenho e já li seu livro de ASP.NET e C#. Também sou autor de alguns livros. Uma coisa que me ajuda é ter uma hora fixa para escrever todo dia. Sempre faço cedo, antes de sair, no começo o trabalho para que não rende mas chega uma hora que parece que da um AHA e o livro fica pronto rapidamente. Por isso digo para os novos autores não desanimarem. Precisamos no Brasil de novos autores e de materiais melhores. Acho ruim que o mercado aqui ainda nao absorve livros mais avançados como nos EUA, aqui vemos muito o básico, as editoras nao querem correr risco de lançar um livro para um publico mais restrito. Isso atrapalha muito quem esta aprendendo, tem que buscar livro fora.

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